Gastronomia: conheça os sabores da culinária de Alagoas

A gastronomia alagoana é tida como uma das melhores do Brasil. As receitas são feitas com ingredientes variados e os mais […]

Gastronomia: conheça os sabores da culinária de Alagoas

A gastronomia alagoana é tida como uma das melhores do Brasil. As receitas são feitas com ingredientes variados e os mais nobres frutos do mar. Os restaurantes oferecem cardápio diversificado com opções da culinária regional e internacional.

O sururu –  molusco encontrado nas lagoas – é o grande destaque e representa muito bem a gastronomia do estado, que alia sabores da terra e influências de outras escolas de culinária. Essa união proporciona uma experiência inesquecível!

Para te ajudar a desbravar os sabores de Alagoas, elaboramos um roteiro que passeará por tudo o que a gastronomia alagoana tem para te oferecer. Confere só!

1 – PONTAL DA BARRA

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de Maceió e um dos grandes polos gastronômicos do estado. Aqui, os frutos do mar ganham todo o valor que merecem com pratos únicos e que reforçam a o paladar local. A maioria dos restaurantes ficam na beira lagoa, o que torna o momento ainda mais marcante.

Agulhinha, sururu, peixada, camarãozada. Não faltam opções para se deliciar.  Após degustar tudo o que você tem direito nada melhor do que conhecer outro aspecto sensacional do lugar: o artesanato.  O Pontal é conhecido como o bairro das “rendeiras” e o melhor local para conhecer e adquirir alguma das peças de artesanato confeccionadas pelas habilidosas mãos das artesãs da região.

2 – MASSAGUEIRA

Não é à toa que temos o nome de Alagoas. As duas influenciam diretamente a nossa cultura e consequentemente a nossa culinária. Outro polo importantíssimo e extremamente rico é a Massagueira – um pequeno povoado banhado pela Lagoa Manguaba. O local é conhecido nacionalmente e é parada obrigatória para a maioria dos visitantes que buscam lazer no litoral sul. São mais de 25 restaurantes que apresentam pratos à base de frutos do mar e molho de coco. Mas, se você for daqueles que não abre mão de uma boa carne, não se preocupe, pois há opções para todos os gostos.

A Massagueira também é marcada pelas deliciosas cocadas brancas vendidas ainda na beira da rodovia. Feitas com toda dedicação pelas chocadeiras da região, a iguaria é característica de Alagoas e conquista todos os apreciadores. Além das cocadas, suspiros e sequilhos também encantam e fazem o maior sucesso. Não deixe de provar!

3 – QUILOMBO

A influência do povo negro é inegavelmente marcante em nossa cultura e na gastronomia não poderia ser diferente. A histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares, traz uma culinária bastante característica, típica dos povos quilombolas que viveram na região. Também à base de frutos do mar e outras iguarias locais, os pratos servidos por lá.

Não faltam exemplos da cozinha afro brasileira em Alagoas. Ótimos representantes são os restaurantes Akuaba e o Acarajé da Elizia, em Maceió, e as receitas de Maria Neide Martins – Mãe Neide Oyá D’Oxum, conhecida carinhosamente por Mãe Neide, em União dos Palmares.

4 – FESTIVAIS GASTRONÔMICOS

Além de tantas opções gastronômicas, os Festivais também marcam presenta e são excelentes oportunidades de conhecer a culinária e o talento dos chefs alagoanos. Ao longo do ano, diversos eventos prestigiam e enaltecem a nossa gastronomia, sempre apresentando ao públicos as melhores receitas.

Ocasiões como o Festival da Lagosta, o Brasil Sabores, o Sabores de Alagoas e o Bar em Bar já estão consolidadas no calendário do estado, trazendo pratos deliciosos com o melhor de todas as regiões de Alagoas.

5 – BARES DE MACEIÓ

Não existe a menor possibilidade de vir a Alagoas e não provar os mais saborosos drinques e os mais variados pratos feitos nos bares da orla de Maceió. Caipiroscas, caipufrutas, coquetéis e outras bebidas fazem bastante sucesso e conquistam os turistas, assim como os petiscos servidos são outros atrativos muito saborosos.

“O Hotel Ponta Verde é um dos melhores custo benefício de Maceió. Maravilha!”

Fernando Oliveira
4,0
60% Complete
De 649 incríveis avaliações
Onde estamos
Av. Álvaro Otacílio, 2933. Ponta Verde. Maceió, Alagoas - Brasil. +55 82 2121.0040
Reservas
[email protected] +55 82 2121.0990
Curta a nossa Fanpage
Hotel Ponta Verde - Maceió